Batman: Ano Um & Batman de Christopher Nolan

Batman: Ano Um (também originalmente chamado Ano Um) é um quadrinho de 1987 escrito por Frank Miller e ilustrado por David Mazzucchelli, em que é contada a história de Bruce Wayne desde seu início, junto à trama de Jim Gordon e seu surgimento.

Capa da nova reedição de Batman: Ano Um

No quadrinho vemos Bruce Wayne treinando no exterior e voltando a Gotham City, deparando-se com todos os crimes e corrupção que tomaram conta da cidade. Paralelamente o policial Jim Gordon é transferido de Chicago para Gotham, e vivencia na pele a corrupção não só de quem está fora, mas também daqueles que estão dentro da polícia. Acompanhamos então a transformação de Bruce em Batman, seu desejo por vingança e de livrar Gotham de seus males, e da ascenção de Gordon dentro da polícia, até e seu encontro devido a um novo criminoso na cidade: O Coringa.

Heath Legder como o vilão psicopata Coringa, na versão de Christopher Nolan para o cinema

Parece familiar?

Para aqueles que assistiram ao Batman: Begins e O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan, deve soar muito familiar. A sequência (em breve trilogia) de Nolan conta com uma trama e pretexto muito parecidos: recontar a origem do Batman e Gordon, partindo de um contexto mais realista e humano. E esta ideia foi muito celebrada nas duas situações.

O diretor Christopher Nolan

Em entrevistas Nolan declarou que bebeu muito dessa obra para a concepção do que ele queria fazer com o personagem e sua jornada. E ficamos felizes por isso (principalmente depois de vermos tantos fracassos em cima da série… nem preciso falar nada).

Batman: Ano Um já recebeu várias reedições, a mais recente da Panini em uma edição de luxo, com mais de 40 páginas extras, podendo ser comprada aqui. Também foi feito um longa metragem animado que foi direto para venda, recebendo ótimas críticas.

É sempre bom vermos pessoas competentes trabalhando com vontade em algo que gostamos, e tanto Batman: Ano Um quanto a trilogia de Nolan merecem muito respeito por seu esforço (e sucesso!!).

Anúncios

4 respostas em “Batman: Ano Um & Batman de Christopher Nolan

  1. Adoro o quadrinho e principalmente os filmes. É raro uma adptação conseguir ser melhor que o original, mas até aí não é uma adaptação direta também.

  2. Não me lembro do coringa aparecer no Ano Um, não! De qualquer modo gosto bastante dos dois, só espero que o Nolan não estrague tudo nesse 3o filme agora.

  3. Ah, e esqueci de falar. O Mazzuchelli que só ilustrou o Batman: Ano Um depois virou escritor também e escreveu meu quadrinho preferido, Asterios Polyp!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s