Marvel Comics faz alusão à Guerra Fria

Você já ouviu falar da editora de qudrinhos Marvel Comics? E sobre a Guerra Fria?! Pois é, e elas podem estar mais ligadas do que a gente pensa!

Foi durante a Guerra Fria que uma nova onde de super-heróis surgiu nos gibis norte-americanos, especialmente nos da Marvel Comics. E você com certeza conhece pois muitos personagens foram adaptados para o cinema nos últimos anos. Dentre essas podemos destacar o Homem-Aranha, o Hulk, os X-Men, o Quarteto Fantástico, entre outros.

Primeiro Gibi "O Quarteto Fantástico"

E a relação delas com a Guerra Fria é grande. Embora sejam fictícias e tenham sido criadas apenas para entretenimento, seus criadores se inspiraram na época que viviam. Por exemplo o Quarteto Fantástico, o primeiro gibi da Marvel em que o escritor-editor Stan Lee fez parceria com o desenhista Jack Kirby foi publicado em novembro de 1961 – ou seja, poucos meses depois de o cosmonauta soviético Yuri Gagarin ter-se tornado o primeiro ser humano a viajar para o espaço, realizando um vôo orbital (12 de abril de 1961), e quase uma década antes de o astronauta norte-americano Neil Armstrong ter sido o primeiro homem a pisar na Lua (20 de julho de 1969). Assim, o Quarteto Fantástico foi lançado na mesma época em que os EUA e a URSS disputavam a corrida espacial.

Em o Quarteto Fantático, no início da história, pouco antes de os quatro futuros heróis viajarem para o espaço, a narração menciona que os EUA estão numa “corrida espacial” com “uma potência estrangeira”. Claro que a tal “potência estrangeira” era a URSS, mas, eles preferiam não dar nomes quando se referiam aos “inimigos da América”.

Doutor Destino

Mas a corrida espacial não é a única alusão à Guerra Fria que encontramos nos primeiros gibis do Quarteto Fantástico. O principal inimigo do Quarteto era o Doutor Destino, que governava literalmente com mãos de ferro um pequeno país do Leste Europeu, bem na região onde se concentravam os países do bloco socialista. Na tradução feita no Brasil, o nome dado ao país era “Latvéria”, o que se poderia concluir que se tratava de uma terra imaginária. Mas, no original, o nome era “Latvia” – cuja tradução para o português é Letônia, na época uma das repúblicas que compunham a URSS. E o visual do vilão, com sua armadura de ferro, pode ser referência à “Cortina de Ferro”, a expressão popularizada pelo ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill para se referir aos países da Europa oriental que ficaram sob influência da URSS após a Segunda Guerra Mundial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s