Um Cenário Marcante Pela Ausência de Cenário

Eu nunca me esqueço da primeira vez que eu assisti Dogville. Passei pelos canais e parei em um completamente distraída. Quando realmente prestei atenção ao filme que tinha escolhido, achei que fosse algum tipo de pegadinha.

Dogville foi lançado em 2003 e dirigido por Lars von Trier. É uma co-produção entre Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Reino Unido, França, Alemanha e Países Baixos. O filme conta a história de Grace (Nicole Kidman), uma bela desconhecida que aparece no vilarejo ao tentar fugir de gângsters.

O filme foi feito dentro de um galpão com o mínimo de objetos possível – há poucas

Cenário visto de cima.

paredes e não há portas – E existem marcações no chão indicando uma casa, uma rua ou um arbusto. Apesar dos personagens fazerem constantes referências a paisagem, ou ao céu, não há nada lá a não ser um fundo infinito, como os de estúdio fotográfico, estimulando o processo imaginativo do espectador. O elenco do filme está presente em cena em todos os momentos, fazendo diversas coisas independente do que acontece na cena principal, visto que não há paredes dividindo suas casas ou estabelecimentos. É por tudo isso que o trabalho dos atores dentro deste filme é extremamente valorizado.

Dogville apresenta claras referências visuais e influências de produção herdadas do movimento Dogma 95, manifesto cinematográfico que foi iniciado pelo próprio Lars Von

Cena de Dogville.

Trier, como por exemplo a ausência de trilha sonora. O teatro do absurdo, onde os atores improvisam e criam situações onde interagem com objetos imaginários, também está claramente presente.

Quem não assistiu, assista. Eu falo com toda a certeza que Dogville é imperdível, especialmente para aquelas pessoas acostumadas com filmes “sessão da tarde”.

Anúncios

2 respostas em “Um Cenário Marcante Pela Ausência de Cenário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s