Filmes de Fôlego

É normal vermos em filmes personagens colocados em situações extremas. Parece ser nessas horas que um diretor consegue extrair o máximo de um personagem. Afinal, são esses os momentos em que eles se tornam mais verdadeiros. Os personagens se tornam vulneráveis em situações duras, expondo suas virtudes e fraquezas.

O Polanski é um desses diretores que sabe bem como estressar seus personagens, levando-os ao ponto de duvidarem da própria sanidade. É o que a gente vê nos filmes que compõem o que ficou conhecido como a “Trilogia dos Apartamentos” – Repulsa ao Sexo, O Inquilino e O Bebê de  Rosemary. Todos esses filmes trazem uma sensação de confinamento que também  está presente no primeiro filme do diretor, Faca n’água (filme ótimo por sinal), ainda que se esse, diferente dos outros, se passe todo ao ar livre.

No filme, temos um jovem que pega carona num barco à vela com um casal. A faca que ele carrega, não representa apenas um sinal de virilidade, mas algo como uma metáfora da força psicológica no duelo dos dois homens pela atenção de uma mulher. No final do filme, com a faca afundada no rio, o orgulho dos dois está ferido e toda a tensão que estava contida nos dois acaba vindo à tona.

Pois é. Os dois se empurraram, lutaram e caíram, e a gente assistiu tudo isso jogadões no sofá ou deitados na cama. Tá aí uma vantagem do cinema. A gente passa por situações sem estar realmente correndo nenhum risco, não que a gente não goste de imaginar. Se tem uma coisa que não consigo evitar, é toda vez que eu assisto a um filme e vejo alguém se afogando, na mesma hora prendo a respiração pra ver se eu sobreviveria.

Na maior parte das vezes, como aí no do Polanski, eu me ferro. O meu recorde são míseros 50 segundos.

Mas eu vou tentando.

No filme do Clint Eastwood por exemplo, eu tava indo bem até a mulher bater a cabeça.

Titanic é um filme que além de testar sua paciência, serve para testar seu fôlego também. Nos minutos finais dá para parar e voltar de respirar tantas vezes que é bom tomar cuidado pra não ficar tonto.

Mas nenhuma nenhuma dessas cenas é desafio para esse suíço aqui.

Isso eu nunca vi em filme nenhum.

Anúncios

7 respostas em “Filmes de Fôlego

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s