Singin’ in the rain

A música nos filmes muitas vezes é responsável por criar a atmosfera de uma cena e induzir o espectador nas emoções do filme. Muitas vezes é a musica que lembramos quando saímos do cinema, outras vezes o ritmo nos faz lembrar da cena constantemente.

Porém, algumas vezes na história do cinema, a mesma música é usada pra criar diferentes significados.

É o caso de “Singin’ in the Rain”, a musica já foi usada em 5 filmes diferentes e sempre com diferentes propostas.

No entanto, a música é hoje mais conhecida por causa do musical de 1952 Singin’ in the Rain, dirigido por Stanley Donen. A cena em que Gene Kelly dança enquanto canta a música em meio a chuva marcou a historia do cinema e se tornou inesquecível na cabeça de muitos.

A canção teve também outra reinterpretação no cinema, por Stanley Kubrick, no filme A Clockwork Orange (“Laranja Mecânica” no Brasil), quando a personagem principal, Alex, de Malcolm McDowell, chuta um homem e estupra uma mulher cantando-a.

Porém, o efeito que ela causa nos dois filmes citados é diferente. Enquanto no musical, ela é a responsável por despertar alegria e leveza no espectador, no filme do Kubrick ela gera o choque entre a felicidade da personagem e a violência da cena.

O mais curioso é que a no caso de Laranja Mecânica, a escolha se deu  porque era a única musica que Malcolm Mcdowell sabia cantar a  letra toda.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s